Equipamento
Renda Inicial
Para adquirir seus equipamentos, um personagem dispõe de uma renda inicial em peças de ouro (PO) de 3d6 e multiplica o resultado por 10.
Lembre-se de economizar algum dinheiro para uso dentro do jogo, como para pagar comida e hospedagem.
Renda Inicial = 3d6 x 10 PO
Sistema Monetário
O sistema monetário do Old Dragon é formado principalmente por uma tríade de moedas cujo valor pode ser determinado na seguinte escala: 10 peças de cobre (PC) valem 1 peça de prata (PP), já 10 peças de prata valem 1 peça de ouro (PO) que, por sua vez, equivale a 100 peças de cobre (PC).
100 PC → 10 PP → 1 PO
Outro ponto para ter em mente para cálculos de carga: 100 peças de qualquer tipo de metal pesam 1kg.
100 moedas = 1 kg
Listas de Equipamentos
Este capítulo apresenta uma lista de equipamentos contendo armas, armaduras e itens gerais comuns a aventureiros e seus preços médios.
Os preços e a disponibilidade podem variar de cidade para cidade, estando mais caros em cidades menores, ou em condições de escassez durante uma epidemia ou em tempos de guerra, por exemplo.
Escassez: uma variação de 25% a mais nos preços durante um período de escassez ou em regiões remotas pode ser aplicada pelo Mestre.
Pesos: todos os pesos são apresentados em quilos (Kg). Os itens marcados com * são leves, vinte deles somam 1 kg. Os itens identificados com ** têm peso irrelevante e devem ser ignorados, a não ser quando estiverem às centenas.
Carga: armas e armaduras não apresentam os pesos dos itens, e sim os valores de carga individualmente.
Munições estão marcadas com um # por não agregarem valores de carga pois estão consideradas nas armas que as disparam.
Dano: na tabela de armas, a coluna Dano demonstra o dado usado para causar dano nos ataques bem-sucedidos.
CA: na tabela de armaduras, a coluna CA mostra o quão efetiva é uma armadura para defender um ataque. Este é o valor que deve ser adicionado à CA do personagem.
Materiais Diferentes
Todos os itens e produtos listados neste capítulo consideram que materiais normais e comuns foram empregados na sua fabricação.
A lista trata de itens normais e não especiais, mas como lidar com itens de qualidade superior ou de materiais nobres como prata ou ouro?
Qualidade Superior: itens de melhor fabricação usam melhores materiais na sua composição e foram construídos por mestres na sua manufatura. Custam o dobro dos itens normais. O Mestre deve ser consultado para decidir se estes itens de qualidade superior interferem em alguma estatística de jogo, como cordas mais difíceis de serem cortadas, ou cadeados mais complicados de serem arrombados.
Alguma situação extraordinária pode requerer que seus personagens precisem ou desejem armas e armaduras de materiais especiais.
Prata: atinge licantropos e alguns mortos-vivos imunes a armas comuns. Custam o dobro do preço de um item comum.
Bronze: piora o bônus da defesa de armaduras metálicas (mas não dos escudos) em 1, mas reduz o peso dessas armaduras. Uma armadura pesada, por exemplo, torna-se média. Seu preço é 1,5 vezes mais caro do que o preço comum.
Mitral: melhora o bônus de defesa das armaduras em 1 e torna as armas mais afiadas e balanceadas, aumentando o dano também em 1.
Um item forjado em mitral são raros, caros e despertam a cobiça no pior tipo de gente, pois possuem o preço multiplicado por 10.
Itens Raciais
É de se imaginar que um Arco feito por um elfo, famosos pela criação de arcos e flechas, seja no mínimo diferente de um arco construído por um humano; ou que a técnica de forja e metalurgia única dos anões crie uma arma de esmagamento, como uma maça, mais equilibrada e eficiente em combate do que qualquer outra.
Elfos costumam deixar suas criações precisamente equilibradas e leves o que cria um efeito de uso da arma tão natural e confortável que o usuário sente como se ela fosse um prolongamento do seu braço.
Armas de corte e perfuração forjadas por um elfo são consideradas 1 ponto mais leve para a carga. Uma arma leve contando como um valor 1 na carga passa a não somar nenhum ponto, e uma arma que normalmente somaria 3 passa a somar apenas 2.
Anões costumam forjar suas armas com precisão milimétrica nas suas linhas retas e ângulos, e no sistema de pesos e contrapesos. leves ao serem erguidas e pesadas quando o golpe é desferido.
Armas Cortantes e Impactantes forjadas por um anão são consideradas 1 ponto mais leve para a carga. Uma arma leve contando como um valor 1 na carga passa a não somar nenhum ponto, e uma arma que normalmente somaria 3 passa a somar apenas 2.
Além disso, para um anão, uma arma fabricada por um ferreiro anão, é considerada uma arma média.
Elfos e anões não forjam armas com o simples intuito de vendê-las, normalmente as forjando apenas para presentearem àqueles honrados e considerados amigos dos seus povos.
Armaduras Raciais criadas por elfos e anões possuem ajustes precisos e ergonomia impecável. São tão bem ajustadas e adequadas aos movimentos que possuem menos penalidades do que uma armadura comum.
Elfos fabricam cotas de malha tão eficientemente que suas cotas de malha élficas possuem carga 1 em vez da carga 2 que uma armadura média normal teria.
Anões são peritos em Armaduras de Placas, as quais são forjadas com o melhor aço anão. Essas Armaduras de Placas anãs possuem carga 2 em vez da carga 3 que uma armadura pesada normal teria.