Armas
A tabela 5-1 apresenta várias características descritivas para as armas:
Arremesso: estas armas podem ser arremessadas em um ataque à distância (BAD).
O número indica a distância máxima do alvo em metros para um ataque. Qualquer alvo além dessa distância é considerado um alvo distante.
Halflings recebem um bônus de +1 no ataque quando usam armas de arremesso.
Armas de Arremesso usam o modificador de Força no dano, como uma arma corpo a corpo receberia.
Contra investida: pode ser preparada contra um ataque de investida para causar o dobro de dano.
Cortante: estas armas causam dano do tipo corte em alvos atingidos.
Disparo: estas armas disparam projéteis em um ataque à distância (BAD).
O número indica a distância máxima do alvo em metros, para um ataque. Qualquer alvo além dessa distância é considerado um alvo distante.
Armas de Disparo não usam o modificador de Força no dano.
Duas Mãos: estas armas precisam ser usadas com as duas mãos e impossibilitam o uso de escudos.
Impactante: armas que causam dano por impacto. Podem ser usadas por Clérigos.
Grande: não podem ser usadas por anões, halflings, Ladrões e Magos. Soma 3 na Carga.
Haste: estas armas conseguem atingir alvos a até 3 metros de distância.
Madeira: podem ser usadas por personagens com restrição à armas metálicas
Média: podem ser usadas por Ladrões, Magos e anões, e também por halflings, mas estes precisam das duas mãos. Soma 2 na Carga.
Montada: esta arma de duas mãos pode ser usada com uma arma de mão única quando usada sobre cavalos.
Pequena: podem ser usadas por Magos, Ladrões, anões e halflings. Soma 1 na Carga.
Perfurante: estas armas causam dano do tipo perfuração em alvos atingidos.
Recarga: precisam ser recarregadas na fase de manobras para poderem atirar novamente.
Versátil: estas armas podem ser usadas com uma ou com duas mãos. Ao serem usadas com duas mãos, recebem um incremento nos dados de dano na sequência abaixo:
d4 → d6 → d8 → d10 → d12
TAB 5-1 ◆ ARMAS | ||||
Arma | dano | carga | descrição | custo |
Adaga | 1d4 | 1 | Pequena, Perfurante, Arremesso (9). | 2 PO |
Alabarda | 1d10 | 3 | Grande, Cortante, Duas Mãos, Haste. | 8 PO |
Arco Curto | por flecha | 2 | Média, Disparo (30), Duas Mãos. | 25 PO |
Arco Longo | por flecha | 3 | Grande, Disparo (45), Duas Mãos. | 60 PO |
— Flecha de Caça | 1d6 | # | Perfurante. Madeira. Peso e preço pelo conjunto de 20 unidades. | 1 PP |
— Flecha de Guerra | 1d8 | # | Perfurante. Peso e preço pelo conjunto de 20 unidades. | 1 PO |
Azagaia | 1d4 | 1 | Pequena, Madeira, Perfurante, Arremesso (18), Contra investida. | 1 PO |
Besta de Mão | por virote | 1 | Pequena, Disparo (36), Recarga. | 30 PO |
— Virote pequeno | 1d4 | # | Perfurante. Peso e preço pelo conjunto de 20 unidades. | 2 PP |
Besta | por virote | 2 | Média, Disparo (54), Duas Mãos, Recarga. | 50 PO |
— Virote | 1d6 | # | Perfurante. Peso e preço pelo conjunto de 20 unidades. | 4 PP |
Bordão/Cajado | 1d4 | 2 | Média, Madeira, Impactante, Duas Mãos. | 1 PP |
Cimitarra | 1d6 | 2 | Média, Cortante. | 15 PO |
Espada Bastarda | 1d8 | 2 | Média, Versátil, Cortante | 15 PO |
Espada Curta | 1d6 | 1 | Pequena, Cortante. | 6 PO |
Espada Longa | 1d8 | 2 | Média, Cortante. | 10 PO |
Funda | 1d4 | 1 | Pequena, Impactante, Arremesso (27). | 5 PP |
Lança | 1d6 | 2 | Média, Madeira, Perfurante, Arremesso (12), Haste, Versátil, Contra carga. | 4 PO |
Lança Montada | 1d8 | 3 | Grande, Perfurante, Haste, Duas Mãos, Montada, Contra carga. | 5 PO |
Maça | 1d8 | 2 | Média, Impactante. | 6 PO |
Machado | 1d8 | 2 | Média, Cortante. | 6 PO |
Machado de Batalha | 2d6 | 3 | Grande, Cortante, Duas Mãos. | 12 PO |
Mangual | 1d8 | 3 | Grande, Impactante. | 10 PO |
Martelo | 1d6 | 2 | Média, Arremesso (6), Impactante. | 6 PO |
Martelo de Batalha | 2d4 | 3 | Grande, Impactante. | 12 PO |
Montante | 1d12 | 3 | Grande, Cortante, Duas Mãos. | 20 PO |
Pique | 1d10 | 3 | Grande, Perfurante, Contra carga, Duas Mãos, Haste. | 8 PO |
Porrete/Clava | 1d4 | 2 | Média, Madeira, Versátil, Impactante | 5 PP |